Curso em Hologenômica para Agricultura

Notícia
Data: 15/02/2024
Autor: Francisco Rosa

Brasileiros e estrangeiros podem participar. As diárias para alimentação, hospedagem e transporte serão custeadas pela FAPESP 

Estão abertas as inscrições para curso de curta duração de Análise de Dados Hologenômicos para Agricultura da Escola São Paulo de Ciência Avançada. Interessados devem se candidatar no site do evento até o dia 30 de março. Quarenta candidatos, 20 do Brasil e 20 do exterior, serão selecionados. O curso começa em 29 de julho e vai até 09 de agosto, presencialmente, em São Carlos (SP). 

A iniciativa propõe uma visão interdisciplinar da hologenômica e de como avaliar e integrar dados de diferentes técnicas ômicas (genômica, metagenômica, epigenômica, transcriptômica, etc.). Além de discutir como essas ferramentas podem melhorar o desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas.

A Escola é organizada pela Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Instrumentação e Instituto de Química de São Carlos (IQSC), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Também recebe suporte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O intuito é contribuir para o avanço do conhecimento e formação profissional dos participantes. Para isso, o curso traz professores que são referências mundiais em suas áreas para apresentações e debates técnico-científicos. 

A programação inclui caracterização do metaboloma e do microbioma, incorporação desses conhecimentos à seleção genômica, métodos de análise utilizando aprendizado de máquina, inteligência artificial, softwares amigáveis para análise de dados metabolômicos além de visitas a institutos de pesquisa e universidades.

Seleção

Para participar, os alunos devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou no exterior, bolsistas de pós-doutorado e jovens pesquisadores. Os selecionados vão receber diárias para alimentação, hospedagem e transporte, custeadas pela FAPESP (Exceções no edital). Para inscrição e outras informações, acesse aqui. 

Outras Notícias
Evento
XV Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal

Save the date!!

24 a 25 de julho de 2023
Jataí/GO

Evento
Nota de pesar - Prof. Dr. Fabyano Fonseca e Silva

A Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal comunica, com grande pesar, o

falecimento do Prof. Dr. Fabyano Fonseca e Silva, que nasceu em Perdões, MG, e deixa

e

Evento
Posse da nova diretoria da SBMA para a gestão 2020-2022

Posse da nova diretoria da SBMA para a gestão 2020-2022

©2021 SBMA - Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal