Bolsa de pós-doutorado IZ-SP

Data: 15/05/2020

OPORTUNIDADE DE BOLSAS

Bolsa Pós-Doutorado na área de Microbiologia Veterinária e Biologia Molecular 

 

Nº: 3633

Área de conhecimento: Medicina Veterinária 

Área de atuação: Produção Animal.

Instituição/Unidade: Instituto de Zootecnia, Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, Nova Odessa-SP.

Projeto FAPESP: Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do Instituto de Zootecnia (PDIP/IZ).

Nº do processo FAPESP: 2017/50339-5

Coordenadora: Dra. Renata Helena Branco Arnandes

Pesquisador Responsável: Dra. Lenira El Faro Zadra

Quantidade de vagas: 1 (uma)

Publicado em: 15/05/2020

Data limite para inscrições: 15/06/2020

 

Localização: Rua Heitor Penteado, 56, Caixa Postal 60, CEP 13460-000, Nova Odessa/SP

E-mail para inscrições: lenira@iz.sp.gov.br 

 

O Instituto de Zootecnia torna pública a abertura de inscrições para candidatura de uma bolsa de Pós-Doutorado na área de Microbiologia Veterinária e Biologia Molecular, vinculada a projeto a ser desenvolvido no Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, cujo objetivo será avaliar e desenvolver alternativas para tratamento de mastite bovina, o qual participa do Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa do Instituto de Zootecnia (PDIP/IZ). O bolsista deverá ficar lotado em Nova Odessa, SP. A missão do Instituto de Zootecnia é desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal, buscando inovações tecnológicas para promover a produtividade, qualidade e diversidade da produção. Os candidatos devem possuir título de Doutor obtido há, no máximo, 5 anos, no país ou no exterior, e experiência e motivação para desenvolver projeto de pesquisa que se enquadre no tema “Avaliação do efeito de bacteriocinas e óleos essenciais e sua associação contra patógenos multirresistentes isolados de mastite bovina”. Experiência com a língua inglesa e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares também são desejadas. A bolsa, com duração de até 12 meses, será financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e vinculada ao PDIP (Processo: 2017/50339-5). O candidato selecionado receberá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais, isenta de imposto de renda.

 

1. Resumo da posição e experiência requerida

Pós-doutorado por até 12 meses com bolsa da FAPESP (R$ 7.174,80/mês), para trabalhar no Laboratório de Referência de Qualidade do Leite do Centro de Pesquisa de Bovinos de Leite, do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa – SP, participando de atividades relacionadas aos projetos desenvolvidos pela equipe, tais como coletas de amostras biológicas, técnicas laboratoriais de isolamento e identificação microbiológica de patógenos da mastite bovina, pesquisa de cepas resistentes e alternativas terapêuticas com uso de óleos essenciais, pesquisa de genes por métodos de Biologia Molecular. Além disso, espera-se o envolvimento do bolsista na condução de trabalhos de mestrado e doutorado de alunos ligados ao projeto, auxílio na redação de relatórios e de artigos científicos. Os candidatos devem possuir título de Doutor, no país ou no exterior obtido há, no máximo, 5 anos na data final para inscrição, e experiência na realização de análises microbiológicas e de biologia molecular na área de mastite bovina e produção animal sustentável.

 

2. Para a referida vaga é necessário que o candidato preencha os seguintes requisitos:

2.1. Doutorado em Microbiologia ou áreas afins;

2.2. Experiencia comprovada mínima de 500 horas na área laboratorial; 

2.3. Experiência prática em técnicas de isolamento e identificação de patógenos da mastite bovina, testes de sensibilidade antimicrobiana, checkerboard, curva de morte, ensaios com óleos essenciais e bacteriocinas e técnicas de Biologia Molecular.   

2.4. Habilidade em trabalhar de forma independente e em colaboração com um grupo de pesquisa multidisciplinar, apresentando contato com pesquisadores que possam efetivamente participar do projeto.

 

3. Os documentos para inscrição são:

3.1. Súmula curricular nos modelos da FAPESP (máximo de 4 páginas – http://www.fapesp.br/en/6351).

3.2. Carta de motivação evidenciando os pré-requisitos exigidos (máximo de 200 palavras).

3.3. Três cartas de recomendação.

 

O currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos tópicos descritos acima, são elementos-chave no processo de seleção. Os documentos deverão ser enviados eletronicamente (em um único PDF) para a comissão avaliadora, pelo e-mail: lenira@iz.sp.gov.br, com o título “Pós-Doutorado na Microbiologia Veterinária e Biologia Molecular”, incluindo a súmula curricular, carta de motivação e as três cartas de recomendação endereçadas para a Dra. Lenira El Faro Zadra. Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o referido edital, entrar em contato com a pesquisadora responsável através do e-mail lenira@iz.sp.gov.br. O candidato receberá um e-mail informando se foi pré-selecionado até 15/07/2020. Maiores informações sobre a bolsa são encontradas em: http://www.fapesp.br/oportunidades/3633

©2021 SBMA - Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal