Logotipo


O Triângulo tem a função estética e de agrupamento dos símbolos, foi colocado em posição que transmite a sensação de algo que caminha para o alto e à frente.
O Símbolo de "somatório" tem também a função de agrupar os demais símbolos, mas de forma a lembrar que o Melhoramento é uma soma de todos eles.
O Sígma ao quadrado vem lembrar o Melhoramento Clássico e a necessidade da variabilidade para o trabalho de melhoramento em geral.
O dupla hélice de DNA, estilizada, representa a genética molecular e também o objeto de trabalho de Melhoramento. Por este motivo está mais próxima da ponta do triângulo.
O estranho símbolo acima do "animal" é a representação estilizada da mão do homem, polegar e indicador. O indicador toca levemente o dorso do animal representando a atuação do homem sobre a natureza daquele.
A necessidade da representação do animal dispensa comentários, a não ser que este desenho tenha a intenção de parecer uma pintura rupestre (como o restante dos símbolos), e assim, sem a representação de nenhuma, contemplar a todas espécies.

Este logotipo foi uma contribuição de Octávio Rossi de Moraes

©2021 SBMA - Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal